Prémios


Todos os autores de trabalhos que sejam publicados na página web do V Congresso CLMNTK receberão um certificado de autoria a ser emitido pela Conselharia de Médio Ambiente, Território e Infra-estruturas e um certificado de voluntariado a ser emitido pela Conselharia de Trabalho e Bem-estar, pelo seu contributo para a sensibilização à cidadania. Ademais, um número de 30 autores galegos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário serão premiados por trabalhos individuais ou em pares, com um acampamento de Educação Ambiental.

Também se premiarão10 alunos universitários de Cursos de Ciências da Educação e de Formação do professores, por trabalhos incorporados à mesma plataforma. No caso dos alunos universitários, estes participarão no campamento para premiados com um papel de educadores em práticas, pelo qual receberão dois tipos de certificados: um da Conselharia de Médio Ambiente, Território e Infra-estruturas (50 horas de práticas de Educação Ambiental) e o outro da Conselharia de Trabalho e Bem-estar (certificação de educador voluntário). Ao mesmo tempo, a Subdirección Geral de Voluntariado proporá às universidades galegas a atribuição de um crédito por esta participação.

Como em edições anteriores, contempla-se a possibilidade de que estudantes de Portugal e de outras comunidades autónomas, que estão a trabalhar com o projecto, possam ser premiados pela qualidade dos seus trabalhos, ocupando as vagas disponíveis para além das 40 oferecidas para a Galiza. Neste caso teriam que vir acompanhados de um docente responsável, que se integrariam na equipa de educadores do projecto Climántica.

Está previsto que o acampamento para premiados se desenvolva no albergue da Junta da Praia de Areia (Viveiro), de sábado 23 até sábado 30 de junho. No dia 23 de junho os premiados serão recebidos no albergue das 11 às 13 horas da manhã. No dia 30 de junho, pelas 12 da manhã, far-se-á a apresentação de trabalhos, à qual poderão assistir as famílias e os professores interessados, procedendo a seguir ao encerramento do acampamento e à despedida dos estudantes e dos familiares que venham recolhê-los. Os familiares que recolham outros estudantes para além dos seus filhos, deverão trazer a correspondente autorização das famílias. O prémio inclui as despesas de estadia e alimentação que serão suportadas pela Direcção-Geral de Juventude e Voluntariado da Conselharia de Trabalho e Bem-estar, e o desenvolvimento das actividades educativas suportado pelo projecto Climántica.

www.viveiro.es

A data limite para publicação na plataforma dos resultados definitivos das avaliações do jurado será dia 21 de junho 2012. Uma vez publicada esta valoração definitiva, fechar-se-á também as votações dos utilizadores e ficará assim estabelecida a lista de premiados e de suplentes. Na valoração ter-se-á em conta tanto a votação dos utilizadores da página web do congresso como a valoração outorgada por um júri formado por educadores, que emitirão a sua qualificação fixando-se nos seguintes critérios:

  1. Que exista uma relação clara com o projecto.
  2. Originalidade.
  3. Elaboração rigorosa.
  4. Capacidade de sensibilização.
  5. Grau de maturidade, relativamente à idade, na elaboração técnica.
  6. Que se mostre relação entre conhecimentos diferentes e a compreensão dos mesmos.

As votações dos utitlizadores da web começarão a contar desde o momento da publicação e as valorações ficarão resolvidas para cada trabalho num prazo máximo de uma semana depois da sua publicação. A plataforma informará sobre aqueles trabalhos que recebam mais votos, que apresentará como os mais populares, e também os mais valorados, à medida que se vão tendo valorações de membros do júri que emitam as suas qualificações. As qualificações do júri terão o peso de 70% da pontuação e as votações dos utilizadores da plataforma os 30% restantes.